Saúde

Você sabe o que é ou não bom para sua saúde?

Geralmente SIM, mas muitas vezes passamos dos limites e fazemos aquilo que fará com que nossa saúde piore a cada dia até que chegue um ponto irreversível e gostaríamos de voltar o tempo e corrigir nossos erros.

Saúde é algo SÉRIO...veja aí alguns cuidados que você tem que ter com ela!

Anorexia na adolescência

Anorexia na adolescência

Numa sociedade em que a aparência é muito valorizada, doenças como a Anorexia Nervosa ou Anorexia Mental encontram terreno fértil para a sua germinação


Ainda que as doenças do Comportamento Alimentar tenham aumentado de frequência nos últimos anos, sabe-se que existem desde a Grécia antiga até à história moderna.

A primeira descrição clínica data de1694, mas a sua classificação só é feita mais tarde, no final do século XIX. No nosso país, o último estudo de prevalência revela uma taxa de 0,37%, sendo que nos Açores nenhum caso foi encontrado.

A Anorexia é uma doença do foro psíquico, que afecta sobretudo as adolescentes do sexo feminino, ainda que possa surgir nos dois sexos e em qualquer idade. Inicia-se por uma redução na ingestão de alguns alimentos, porque a jovem considera que são os responsáveis quer pelo seu aumento de peso quer por alguns transtornos digestivos.

Progressivamente as restrições vão sendo alargadas a outros alimentos, ao mesmo tempo que se observam mudanças profundas no comportamento. A adolescente começa a ficar obcecada pela perda de peso e toda a sua vida roda em torno desse objectivo.


Como tudo se desenrola


Numa primeira fase, pode parecer que anda apenas preocupada, demasiado séria ou compenetrada, mas rapidamente se assiste a um afastamento do grupo de amigos e ao isolamento.

Uma característica também muito presente, tem a ver com a atitude obsessiva que é assumida na cozinha em que há uma grande preocupação com questões que se prendem com a limpeza e a arrumação.

Outra questão de extrema importância prende-se com a alteração da imagem corporal, aspecto comum a todas as anorécticas. A imagem reflectida no espelho não é a mesma que a jovem percepciona, pelo que só assim se explica o facto de muitas chegarem a apresentar um aspecto esquelético, mas continuarem a afirmar que se sentem demasiado gordas.

Se a obsessão pela magreza começa por estar associada ao corpo no seu geral, passa depois a estar focalizada em certas partes do corpo. Por exemplo, a anoréctica pode referir que se considera gorda porque a barriga das pernas ainda é notória, ou porque os seios se notam nas t-shirt.

 

As possíveis causas


 

Ainda que possamos ser levados a pensar que tudo se deve à tentativa de enquadramento em determinados padrões de beleza mais valorizados pela sociedade, o problema da Anorexia não passa necessariamente por aí, sendo este factor apenas mais um que pode vir a acentuar o problema.

Por este motivo, há alguns anos em Espanha, algumas lojas direccionadas para a camada mais jovem, viram-se obrigadas a alterar a numeração da roupa por forma a não assustar a jovens e conduzi-las a dietas desnecessárias.

É que, para uma adolescente, é dramático perceber que veste medida 40, mesmo que essa medida seja o equivalente a um 36 de outra marca ! Ainda que existam alguns aspectos sobre as origens que ainda são desconhecidos, tudo aponta para que a junção de vários factores conduza à doença.

Características de personalidade como a meticulosidade, sensibilidade excessiva e conformismo, estão frequentemente associadas à Anorexia. Em regra as anorécticas são boas alunas, quer em aproveitamento escolar, quer em comportamento, o que faz com que os pais depositem nelas grandes expectativas e tendam a exigir bastante.

Esta rigidez vem dificultar a autonomia da jovem “obrigando-a” a criar regras para si própria, fugindo aos padrões criados pelos pais. A Anorexia seria então uma forma inconsciente de fugir ás regras parentais.

Por sua vez, a genética é também apontada como factor desencadeante. Constata-se que filhos ou familiares próximos de alguém que sofreu de Anorexia, têm maior predisposição para desencadearem a doença.

Dado que a Anorexia é muito mais comum na adolescência, a psicanálise destaca a sexualidade, como um dos factores mais importantes da sua génese.

A menina anoréctica recusa as transformações que a conduzem a um corpo de mulher, rejeitando a sexualidade e anulando as formas eróticas. Certo é que a Anorexia leva a que a jovem deixe de ser menstruada e que o seu corpo não progrida para o estado adulto.

 

 

É preciso procurar ajuda


 

Muitas vezes os pais levam algum tempo a aperceberem-se do que se está a passar, até porque a jovem mantém as aparências e não se mostra cansada, chegando até a intensificar as actividades físicas.

Pode acontecer que use laxantes e diuréticos, ou iluda a família dizendo que já comeu na escola ou que está sem apetite porque se antecipou ao jantar.

Perante a notória perda de peso, os pais tentam tomar as rédeas da situação mas encontram uma grande resistência. As discussões sucedem-se, levando a ameaças e tentativas de suborno. No entanto nenhuma destas estratégias dá resultado e torna-se necessário e urgente recorrer a um especialista.

Como em regra a anoréctica não tem consciência do seu estado debilitado, cabe à família a difícil tarefa de a convencer a procurar e a aceitar a ajuda. Importante é salientar que a Anorexia é um quadro grave que não sendo detectado a tempo e convenientemente tratado pode conduzir à morte.

O tratamento da Anorexia é longo e implica que exista uma relação de profunda confiança entre a doente e o médico, pois só assim haverá uma evolução do tratamento.

A intervenção tem de ser adaptada a cada caso e poderá incluir uma terapia individual, familiar ou de grupo. Paralelamente, existe necessidade de um aconselhamento Nutricional e de medicação. Tudo isto pressupõe muitas vezes que haja um internamento.

A Água!

Beber água ajuda a emagrecer

Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando no metabolismo de gordura armazenada.

woman drinking water

A água tem importância fundamental à medida que atua significativamente na regulação do organismo. E quando está associada a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios, a diminuição do peso está garantida.

 

A água é um nutriente muito importante para saúde, constitui 60% do organismo humano e tem várias funções como, por exemplo:

 

Funções da água no organismo

-Aumentar o volume de sangue favorecendo a distribuição dos outros nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) pelos órgãos;

-Regular a temperatura corporal;

-Eliminar toxinas e o excesso de sódio através da urina e da transpiração;

-Estimular o trânsito intestinal num trabalho, junto com as fibras, de hidratação das fezes;

-Aumentar o suco gástrico e a saliva que auxiliam na digestão.

Por que beber água ajuda a diminuir ganho de peso?

Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando no metabolismo de gordura armazenada. Sem a ingestão de água adequada, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo é prejudicado, influenciando o aparecimento de várias doenças.

Sede, sudorese e urina concentrada são sinais de que o organismo precisa se hidratar.

O organismo não tem a capacidade de armazenar água. Quando temos sede, somos avisados de que o corpo deve ser hidratado. Por isso, é importante ingerir água antes de sentir a sede. Segundo o médico especializado em Medicina Tradicional Chinesa Dr. Jou Eel Jia, urina concentrada, o oposto daquela urina clara, e sudorese são sinais de que o organismo precisa se hidratar independende de se ter sede.

A recomendação de consumo, segundo os especialistas é de 2 litros de água por dia. Porém, em situações de febre e resfriado, calor, prática de atividades físicas, gravidez, amamentação, por exemplo, esta quantidade deve ser aumentada.

 

Além disso há outros motivos para você beber mais água:

 

1- É o único alimento com ZERO caloria que existe. Contém nutrientes indispensáveis para o organismo que não são encontrados em nenhum outro tipo de comida;

2- Beber bastante água ajuda a controlar o apetite. No corpo mal hidratado, a temperatura interna sobe e estimula a região do cérebro responsável pela sensação de fome;

3- É o cosmético natural para manter unhas e cabelos fortalecidos;

4- É o remédio que protege o sistema imunológico de intoxicações;

5- O corpo fica inchado sem uma boa reserva de água. Isso acontece porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquido;

6- Pessoas bem hidratadas têm melhores resultados com a ginástica. A água faz as fibras musculares deslizarem com mais facilidade. Na falta desse líquido, aumentam as chances de ter cãibras durante o movimento;

7- Para ganhar massa muscular, você precisa estar muito bem hidratado. Só com água é que o glicogênio chega às células para alimentar as fibras musculares;

8- Beber oito copos de água por dia mantém o intestino funcionando regularmente. Os alimentos fibrosos ajudam, mas fibras secas não fazem nada;

9- Todas as proteínas e vitaminas que você está tendo o cuidado de ingerir serão mal aproveitadas se não forem acompanhadas por uma quantidade adequada de água;

10- É muito fácil manter-se hidratado. Segundo os especialistas, uma mulher sedentária, com cerca de 1,60 metros e 55 quilos, deve consumir pelo menos 2,2 litros de água por dia. Metade disso está na comida. Sobra 1 litro ou 1,5 litro para ser bebido, o que corresponde a algo entre quatro e sete copos.