DPAC
Distúrbio do Processamento Auditivo Central
DPAC – Distúrbio do Processamento Auditivo Central é diferente de Surdez! A criança pode ter audição normal e ter dificuldade para compreender e interpretar o que é falado.
Tomando conhecimento...
Indetificado pela primeira vez em 1954, este distúrbio ainda hoje é muito desconhecido dando as crianças uma imagem familiar e social bastante criticada e um futuro incerto.
Os especialistas, juntamente com os pais de crianças com DPAC, insistem que quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor: - Não espere até que os problemas acadêmicos e sociais se compliquem!
A pessoa com DPAC pode parecer “avoada” ou por vezes até sonsa. Entretanto ninguém consegue responder adequadamente ao que não consegue entender claramente.
Com uma aparência comum e uma intelectualidade normal, o DPAC é sim uma pessoas bastante desafiadora, pois não trás na aparência suas ínumeras dificuldades nem seu profundo sofrimento.
“Eu vejo um futuro em que as crianças com Déficit de Processamento Auditivo poderão ter sucesso sem luta, sem desistir e sem ressentimentos.” Lucker
• O que é o PAC – Processamento Auditivo Central?
O Processamento Auditivo é um termo para explicar como o cérebro entende o que o ouvido ouviu. O som entra no ouvido, mas precisa ser processado para o cérebro entender. Quero dizer: virar uma palavra, uma frase ou mesmo identificar que tipo de som foi produzido.
• O que é o DPAC – Distúrbio do Processamento Auditivo Central?
É uma alteração no funcionamento do Processamento Auditivo que cria uma falha e impede a capacidade de analisar e interpretar os sons. Ou seja, a pessoa não entende àquilo que ouve, mesmo que apresente uma audição normal.
• O dia a dia da pessoa com DPAC:
- Pede, com freqüência, para que repitam as informações: Hã? O quê? Ou pode dar uma resposta incompatível com a pergunta;
- Dificuldade para relatar conversas ouvidas, dar recados etc;
- Dificuldade para decorar nomes, datas, números etc;
- Dificuldade para entender o que o outro fala, onde há outras pessoas falando ou sons em volta;
- Dificuldade para localizar da onde vem o som;
- Nota-se ainda, que é desorganizada e esquecida.
-Entre outros...
• O aluno com DPAC na escola:
- Parece desligado, precisa ser chamado várias vezes;
- Dispersa facilmente, muita dificuldade em manter-se concentrado;
- Dificuldade acima do comum para desenvolver a leitura e a escrita;
- Informações abstratas são mais difíceis para serem compreendidas;
- Dificuldade com o ritmo e na cordenação motora;
- Demora mais que os colegas para finalizar as atividades;
- Dificuldade em narrar ordenadamente uma situação que ouviu falar ou mesmo vivenciou.
- Entre outros...
• Quando procurar ajuda e a quem?
Quando a criança apresentar estas características, procure o mais rápido possível um fonoaudiólogo e peça os encaminhamentos necessários para fazer o exame de avaliação do PAC – Processamento Auditivo Central.
• Existe tratamento para o DPAC?
Sim, e não é demorado se tratado cedo e adequadamente.
Quando a pessoa é diagnosticada com DPAC deverá receber assistência multidisciplinar junto ao Fonoaudiólogo e ao Psicopedagogo. Também é importante fazer uma avaliação com neurologista no sentido de apurar se ainda há outros compromentimentos ou não.
Se tiverem dúvidas ou souber de alguém que tenha podem entrar em contato por: dpac.movimentoemdefesa@gmail.com